top of page
Buscar

Soldas usadas em Estruturas Metálicas

  • Foto do escritor: Oechsler Soluções Metálicas
    Oechsler Soluções Metálicas
  • 18 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Como corre o processo da soldagem?

Dentro de uma visão mais técnica, o processo de soldagem, independentemente do tipo de solda ou método utilizado, visa basicamente a união entre dois materiais metálicos entre si.

Este processo se baseia em uma ação de forças em escala atômica, que são semelhantes às já existentes no material de origem. Dessa forma, pode-se usar o calor, chamado também de soldagem por fusão. Ou aplicar a deformação das partes a serem unificadas, nesse caso, conhecida como soldagem por pressão.


Solda Elétrica

Soldagem a arco elétrico com elétrodo revestido, também conhecida como soldagem manual a arco elétrico, é um processo manual de soldagem que é realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um elétrodo metálico revestido e a peça de trabalho. Na soldagem com eletrodo revestido, um contato de eletrodo revestido e peça de trabalho faz a ignição do arco voltaico. Isso cria um curto-circuito entre os dois polos por uma fração de segundo, para que, então, a corrente possa fluir. O arco voltaico queima entre a peça de trabalho e o eletrodo.


ree

Solda Mig (a gás)

Como funciona a soldagem MIG-MAG?

O processo de soldagem MIG-MAG, como explica o especialista, utiliza proteção gasosa da poça de fusão, com arame eletrodo contínuo em carretéis ou barricas (packs). “O gás utilizado, combinado à densidade de corrente usada, possibilita diferentes modos de transferência metálica, adequados às diversas espessuras e posições de soldagem, justamente, pelos diâmetros dos arames utilizados” Normalmente, os arames têm diâmetros entre 0,8 e 1,6 mm, permitindo a soldagem de chapas de espessuras entre 1 até 150 mm ou mais. A reduzida área da seção transversal do arame, conduzindo elevadas correntes, gera uma densidade de corrente elevada, medida em Amperes por milímetro quadrado (A/mm2).


Em resumo, esses são os 5 tipos de solda mais utilizados na indústria e suas principais características, recomendações de uso, máquinas e ferramentas inerentes aos seus processos.


Mantenha-se sempre informado com os nossos blogs. Até mais
 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page